quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

9º ANO ATIVIDADES

ATIVIDADES PARA AQUELES QUE FALTARAM

8º ANO ATIVIDADE

ATIVIDADES EM SALA PARA AQUELES QUE FALTARAM!!!!



9º ano - DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO

Nego do Borel - Não Me Deixe Sozinho (Videoclipe Oficial)








DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO

ANALISANDO A CANÇÃO - NÃO ME DEIXE SOZINHO (NEGO DO BOREL)

1 - Os alunos deverão analisar a letra da música, e procurar as palavras com sentido conotativo e explicar o seu significado na música.

Não Me Deixe Sozinho
Amor
Eu gosto tanto de sentir o teu sabor
E ver TV contigo no meu cobertor
É bom demais amor sentir o teu carinho
Mas não me deixe sozinho
Que eu sou vida louca
Quando eu perco o controle
Eu parto pra cima e beijo na boca
As meninas dançando é o mundo se acabando
Eu libero a tequila, whiskey
E a novinha já vem rebolando
Volto pra ousadia
Eu me jogo no mundo
Até de madrugada vai ter cachorrada
É amor vagabundo
A festa na suíte, alivia o estresse
Eu sei que a mulherada
É a kriptonita que me enfraquece
Amor
Ficar sozinho dá caô
Vê se me entende por favor
E eu sou do jeito que eu sou
Se você der mole eu vou
Se você der mole eu vou, eu vou
Amor
Ficar sozinho dá caô
Vê se me entende por favor
E eu sou do jeito que eu sou
Se você der mole eu vou

8º ano - REVISÃO ACENTUAÇÃO GRÁFICA

ACENTUAÇÃO GRÁFICA
NOÇÕES GERAIS
            Há, na língua portuguesa, 3 tipos de acentos gráficos: acento agudo, acento circunflexo e acento grave.

O acento agudo (´) e o acento circunflexo (^) indicam a sílaba tônica da palavra; o acento grave indica crase.

REGRAS DE ACENTUAÇÃO GRÁFICA

1) Acentuação dos monossílabos
Acentuam-se as palavras monossílabas tônicas terminadas em:
A (s): lá, trás
E (s): fé, lê
O (s): pó, nós

2) Acentuação das palavras oxítonas
Acentuam-se as palavras oxítonas terminadas em:
A (s): Paraná, atrás
E (s): freguês, picolé
O (s): dominó, vovô
Em (ens): também, parabéns

3) Acentuação das palavras proparoxítonas
Acentuam-se todas as palavras proparoxítonas, sem exceção.

4) Acentuação das palavras paroxítonas
Acentuam-se as palavras paroxítonas terminadas em:

a) ditongo (seguido ou não de S)
Ex.: história, ignorância, mágoa, jóquei, água

b) -i(s), -us
Ex.: lápis, vírus, táxi

c) -um, -uns
Ex.: fórum, álbuns

d) -l, -r, -n, -x
Ex.: móvel, caráter, hífen, tórax

e) -on, -ons
Ex.: elétron, íons

f) -ps
Ex.: bíceps, fórceps

g) ã, -ãs, -ão, -ãos, -guam, -guem
Ex.: ímã, órgão, enxáguem,  deságuam

5) Acentuação dos ditongos abertos
Acentuam-se os ditongos abertos éi, éu, ói quando estes estiverem na última sílaba da palavra ou estiverem em palavras monossílabas.
Ex.: céu, herói, anéis

6) Acentuação das letras I e U
Acentuam-se as palavras que contenham as letras I ou U quando:
·         Elas forem tônicas;
·         Formarem sílaba sozinhas ou com S;
·         Formarem hiato com a vogal anterior;
·         Não estejam seguidas de NH;
·         Não estejam repetidas;
·         Não estejam precedidas de ditongo.
Ex.: saída, egoísta, baú, Piauí, rainha, xiita, feiura

7) Acentuação diferencial
Ocorre acento diferencial para distinguir palavras homógrafas, nos seguintes casos:

a) pôr (verbo)  ≠  por (preposição)
Ex.: Vou pôr o livro na estante. / Hoje, vou por este caminho.

b) pôde (pretérito perfeito do indicativo)  ≠   pode ( presente do indicativo)
Ex.: Você pode fazer hoje o que não pôde fazer ontem.

c) tem / vem (3ª pessoa do singular)  ≠   têm/ vêm (3ª pessoa do plural)
Ex.: Bernardo tem 3 livros. /   Bernardo e Bianca têm 3 livros.


As palavras podem ser separadas em sílabas. De acordo com a quantidade de sílabas, as palavras são classificadas em: monossílabas (1 sílaba), dissílabas (2 sílabas), trissílabas (3 sílabas) ou polissílabas (4 sílabas ou mais).

1) Separe as sílabas das palavras destacadas no trecho abaixo e classifique-as quanto ao número de sílabas.

"O círculo do pagode aumentou: vieram de defronte a Isaura e a Leonor, o João Romão e a Bertoleza, desembaraçados da sua faina, quiseram dar da patuscada um instante antes de caírem na cama; a família do Miranda pusera-se à janela, divertindo-se com a gentalha da estalagem; reunira povo lá fora na rua; mas Jerônimo nada vira de tudo isso;..." O Cortiço 

Em toda palavra que tenha 2 ou mais sílabas, há uma sílaba que é pronunciada com maior intensidade: é a sílaba tônica. A sílaba tônica somente poderá ser a última, a penúltima ou a antepenúltima sílaba da palavra.
Se a sílaba tônica for a última sílaba da palavra, dizemos que a palavra é oxítona.
Se a sílaba tônica for a penúltima sílaba da palavra, dizemos que a palavra é paroxítona.
Se a sílaba tônica for a antepenúltima sílaba da palavra, dizemos que a palavra é proparoxítona.

Obs.: as demais sílabas da palavra são chamadas sílabas átonas.

2) Separe as sílabas das palavras destacadas e circule sua sílaba tônica.
3) Classifique as palavras destacadas de acordo com a posição da sílaba tônica, circulando-a.