ATIVIDADES PARA AQUELES QUE FALTARAM
quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017
9º ano - DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO
Nego do Borel - Não Me Deixe Sozinho (Videoclipe Oficial)
DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO
ANALISANDO A CANÇÃO - NÃO ME DEIXE SOZINHO (NEGO DO BOREL)
1 - Os alunos deverão analisar a letra da música, e procurar as palavras com sentido conotativo e explicar o seu significado na música.
DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO
ANALISANDO A CANÇÃO - NÃO ME DEIXE SOZINHO (NEGO DO BOREL)
1 - Os alunos deverão analisar a letra da música, e procurar as palavras com sentido conotativo e explicar o seu significado na música.
Não Me Deixe Sozinho
Amor
Eu gosto tanto de sentir o teu sabor
E ver TV contigo no meu cobertor
É bom demais amor sentir o teu carinho
Mas não me deixe sozinho
Que eu sou vida louca
Quando eu perco o controle
Eu parto pra cima e beijo na boca
Eu gosto tanto de sentir o teu sabor
E ver TV contigo no meu cobertor
É bom demais amor sentir o teu carinho
Mas não me deixe sozinho
Que eu sou vida louca
Quando eu perco o controle
Eu parto pra cima e beijo na boca
As meninas dançando é o mundo se acabando
Eu libero a tequila, whiskey
E a novinha já vem rebolando
Volto pra ousadia
Eu me jogo no mundo
Até de madrugada vai ter cachorrada
É amor vagabundo
Eu libero a tequila, whiskey
E a novinha já vem rebolando
Volto pra ousadia
Eu me jogo no mundo
Até de madrugada vai ter cachorrada
É amor vagabundo
A festa na suíte, alivia o estresse
Eu sei que a mulherada
É a kriptonita que me enfraquece
Eu sei que a mulherada
É a kriptonita que me enfraquece
Amor
Ficar sozinho dá caô
Vê se me entende por favor
E eu sou do jeito que eu sou
Se você der mole eu vou
Se você der mole eu vou, eu vou
Ficar sozinho dá caô
Vê se me entende por favor
E eu sou do jeito que eu sou
Se você der mole eu vou
Se você der mole eu vou, eu vou
Amor
Ficar sozinho dá caô
Vê se me entende por favor
E eu sou do jeito que eu sou
Se você der mole eu vou
Ficar sozinho dá caô
Vê se me entende por favor
E eu sou do jeito que eu sou
Se você der mole eu vou
8º ano - REVISÃO ACENTUAÇÃO GRÁFICA
ACENTUAÇÃO GRÁFICA
NOÇÕES GERAIS
Há,
na língua portuguesa, 3 tipos de acentos gráficos: acento agudo, acento
circunflexo e acento grave.
O acento agudo (´) e o acento
circunflexo (^) indicam a sílaba tônica da palavra; o acento grave indica
crase.
REGRAS
DE ACENTUAÇÃO GRÁFICA
1) Acentuação dos monossílabos
Acentuam-se as palavras
monossílabas tônicas terminadas em:
A (s): lá, trás
E (s): fé, lê
O (s): pó, nós
2) Acentuação das palavras oxítonas
Acentuam-se as palavras oxítonas
terminadas em:
A (s): Paraná, atrás
E (s): freguês, picolé
O (s): dominó, vovô
Em (ens): também, parabéns
3) Acentuação das palavras proparoxítonas
Acentuam-se todas as palavras
proparoxítonas, sem exceção.
4) Acentuação das palavras paroxítonas
Acentuam-se as palavras paroxítonas
terminadas em:
a) ditongo (seguido ou não de S)
Ex.: história, ignorância, mágoa,
jóquei, água
b) -i(s), -us
Ex.: lápis, vírus, táxi
c) -um, -uns
Ex.: fórum, álbuns
d) -l, -r, -n, -x
Ex.: móvel, caráter, hífen, tórax
e) -on, -ons
Ex.: elétron, íons
f) -ps
Ex.: bíceps, fórceps
g) ã, -ãs, -ão, -ãos, -guam, -guem
Ex.: ímã, órgão, enxáguem, deságuam
5) Acentuação dos ditongos abertos
Acentuam-se os ditongos abertos éi, éu, ói quando estes
estiverem na última sílaba da palavra ou estiverem em palavras monossílabas.
Ex.: céu, herói, anéis
6) Acentuação das letras I e U
Acentuam-se as palavras que
contenham as letras I ou U quando:
·
Elas forem
tônicas;
·
Formarem sílaba
sozinhas ou com S;
·
Formarem hiato
com a vogal anterior;
·
Não estejam
seguidas de NH;
·
Não estejam
repetidas;
·
Não estejam
precedidas de ditongo.
Ex.: saída, egoísta, baú, Piauí,
rainha, xiita, feiura
7) Acentuação diferencial
Ocorre acento diferencial para
distinguir palavras homógrafas, nos seguintes casos:
a) pôr (verbo) ≠ por
(preposição)
Ex.: Vou pôr o livro na estante. /
Hoje, vou por este caminho.
b) pôde (pretérito perfeito do indicativo) ≠ pode ( presente do indicativo)
Ex.: Você pode fazer hoje o que não
pôde fazer ontem.
c) tem / vem (3ª pessoa do singular)
≠ têm/ vêm (3ª pessoa do plural)
Ex.: Bernardo tem 3 livros. / Bernardo e Bianca têm 3 livros.
As palavras podem ser separadas em sílabas. De
acordo com a quantidade de sílabas, as palavras são classificadas em:
monossílabas (1 sílaba), dissílabas (2 sílabas), trissílabas (3 sílabas) ou
polissílabas (4 sílabas ou mais).
1) Separe as sílabas das palavras destacadas no trecho abaixo e classifique-as quanto ao número de sílabas.
"O
círculo do pagode aumentou: vieram de lá defronte a Isaura e a Leonor, o João
Romão e a Bertoleza, desembaraçados da sua faina, quiseram dar fé da patuscada um instante antes de caírem
na cama; a família do Miranda pusera-se à janela, divertindo-se com a gentalha
da estalagem; reunira povo lá fora na rua; mas Jerônimo nada vira de tudo isso;..." O Cortiço
Em toda palavra que tenha 2 ou mais sílabas, há uma
sílaba que é pronunciada com maior intensidade: é a sílaba tônica. A sílaba
tônica somente poderá ser a última, a penúltima ou a antepenúltima sílaba da
palavra.
Se a sílaba tônica for a última sílaba da palavra, dizemos que a palavra é oxítona.
Se a sílaba tônica for a penúltima sílaba da palavra, dizemos que a palavra é paroxítona.
Se a sílaba tônica for a antepenúltima sílaba da palavra, dizemos que a palavra é proparoxítona.
Obs.: as demais sílabas da palavra são chamadas
sílabas átonas.
2) Separe as sílabas das palavras destacadas e
circule sua sílaba tônica.
3) Classifique as palavras destacadas de acordo com
a posição da sílaba tônica, circulando-a.
Assinar:
Postagens (Atom)