terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

9º ANO

9º ANO
Esta atividade foi trabalhada no dia 10.02.2017, caso o(a) aluno(a) tenha faltado, favor copiar no caderno, pois não será admitido desculpas.

 1- Classifique o  s verbos sublinhados em: ( verbo de ligação, verbo intransitivo,verbo transitivo direto, verbo transitivo indireto, transitivo direto e indireto)        

a) A flor nasceu._______________________________________________
b) Aquelas crianças necessitavam de carinho.__________________________
c) Márcia vive bonita.___________________________________________
d) O diretor da escola anda preocupado._____________________________
e) O bebê dormiu tranquilamente.-__________________________________
f) Compramos um lindo presente para a professora._____________________
g) O professor anulou a avaliação.__________________________________
h) Nós precisamos de respeito e compreensão.________________________
i)  Ela só pensa em casamento.____________________________________

8º ano

8º ANO


 ATIVIDADES
1) Localize os substantivos que aparecem nas orações abaixo:
a) As pessoas estavam muito contentes na festa.
b) Todas as crianças parecem satisfeitas com o lanche.
c) A bicicleta de Paulo está com o pneu furado.
d) O garoto não entrou no teatro, porque esqueceu os bilhetes.
e) O cachorro quase me mordeu.

2) Classifique os artigos conforme o modelo:
            O senhor me dá um presente de aniversário?
            o = artigo definido, masculino, singular
um = artigo indefinido, masculino, singular
a) Ganhei uma caneta dourada.______________________________
b) Os irmãos ganharam doces._______________________________
c) A gaita era verde._______________________________________

3) Sublinhe os adjetivos presentes nas frases a seguir:
a) O sapo verde deu um pulo engraçado.
b) No meu pequeno jardim florescem violetas perfumadas.
c) A viagem a Ouro Preto foi instrutiva.
d) Quantos meninos eu vi, com roupas rasgadas e sapatos gastos!
e) Os belos e cantadores bem-te-vis acordam-me pela manhã.
4) O adjetivo caracteriza o substantivo de vários modos: bonito, por exemplo, atribui uma qualidade positiva; feio, uma negativa.
Atribua a cada item a seguir uma qualidade positiva e uma negativa:
a)     camarada:
b) gesto: _____________________________________________________________________
c) roupa: _____________________________________________________________________

d) mulher: ____________________________________________________________________