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ATIVIDADE REFERENTE A SEMANA DE 20.03 //// 24.03
Verbos são palavras que indicam
ações, estados ou fenômenos, situando-os no tempo.
Quanto à estrutura, os verbos são
compostos pelo radical (a parte invariável e que normalmente se repete),
terminação (a parte que é flexionada) e a vogal temática (que
caracteriza a conjugação).

São três as conjugações em língua
portuguesa:
1ª Conjugação: verbos terminados em AR
2ª Conjugação: verbos terminados em ER
3ª Conjugação: verbos terminados em IR
1ª Conjugação: verbos terminados em AR
2ª Conjugação: verbos terminados em ER
3ª Conjugação: verbos terminados em IR
Quanto à morfologia,
classificam-se em:
Regulares: quando flexionam-se de acordo com o paradigma da
conjugação.
ESTUDAR – eu estudo, tu estudas, ele estuda, nós estudamos...
ESTUDAR – eu estudo, tu estudas, ele estuda, nós estudamos...
Irregulares: quando não seguem o paradigma da conjugação.
CABER – eu caibo... MEDIR – eu meço...
CABER – eu caibo... MEDIR – eu meço...
Anômalos: quando sofrem modificação
também no radical.
IR – eu vou... SER – eu sou...
IR – eu vou... SER – eu sou...
Defectivos: quando não são conjugados em
todas formas.
FALIR – não possui 1ª, 2ª e 3ª pessoa do pres. do indicativo e pres. do subjuntivo.
FALIR – não possui 1ª, 2ª e 3ª pessoa do pres. do indicativo e pres. do subjuntivo.
Abundantes: quando possuem mais de uma
forma de conjugação.
ACENDIDO – ACESO, INCLUÍDO - INCLUSO
ACENDIDO – ACESO, INCLUÍDO - INCLUSO
Flexionam-se em número para
concordar com o sujeito/substantivo que acompanham; em pessoa; em
tempo; em modo e em voz.
Quanto ao número podem ser: Singular e Plural.
Quanto à pessoa podem ser:
1ª pessoa – a que fala
2ª pessoa – com quem se fala
3ª pessoa – de quem se fala
Quanto ao número podem ser: Singular e Plural.
Quanto à pessoa podem ser:
1ª pessoa – a que fala
2ª pessoa – com quem se fala
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3ª pessoa – de quem se fala
Flexionam-se em tempo para
indicar o momento em que ocorrem os fatos:
O presente é usado para fatos que ocorrem no momento em que se fala, para fatos que ocorrem no dia-a-dia, para fatos que costumam ocorrer com certa frequência.
O presente é usado para fatos que ocorrem no momento em que se fala, para fatos que ocorrem no dia-a-dia, para fatos que costumam ocorrer com certa frequência.
Ele escreve para um jornal local.
Eu estudo português quase todos os dias.
Eu estudo português quase todos os dias.
Usa-se o pretérito perfeito para
indicar fatos passados, observados depois de concluídos.
Ele escreveu para um jornal local
sobre Aquecimento Global.
Eu estudei francês o ano passado.
Eu estudei francês o ano passado.
Usa-se o pretérito imperfeito
para indicar fatos não concluídos no momento em que se fala como também para
falar de fatos que ocorriam com frequência no passado.
Ele estudava todos os dias e
ainda escrevia para um jornal local.
Usa-se o pretérito
mais-que-perfeito para indicar fatos passados ocorridos anteriormente a outros fatos
passados.
Já escrevera muitos artigos
polêmicos, quando ingressou no jornal local.
Usa-se o futuro do presente para
falar de fatos ainda não ocorridos, mas que ocorrerão depois que se fala.
Ela estudará muito e será bem
sucedida na profissão.
Usa-se o futuro do pretérito para
indicar fatos futuros que dependem de outros fatos .
Ela trabalharia menos, se tivesse
estudado mais.
Eu estudaria francês, se tivesse mais tempo.
Eu estudaria francês, se tivesse mais tempo.
O modo verbal indica de que forma
o fato pode se realizar:
Modo Indicativo para fato certo: Eu estudo, Nós escreveremos.
Modo Subjuntivo para fato
hipotético, desejo, dúvida: Se eles trabalhassem...
Modo Imperativo para ordem,
pedido: Trabalhem com afinco...Sejam estudiosos...
Há ainda três formas nominais:
infinitivo, gerúndio e particípio.
As vozes verbais indicam se o sujeito pratica ou recebe a ação.
Voz ativa, quando o sujeito pratica a ação: O professor elogiou o aluno.
Voz passiva, quando o sujeito recebe a ação: O aluno foi elogiado pelo professor...
Voz reflexiva, quando o sujeito pratica e recebe a ação: Dedicou-se aos estudos.
Voz ativa, quando o sujeito pratica a ação: O professor elogiou o aluno.
Voz passiva, quando o sujeito recebe a ação: O aluno foi elogiado pelo professor...
Voz reflexiva, quando o sujeito pratica e recebe a ação: Dedicou-se aos estudos.
EXERCÍCIO DESTE CONTEÚDO ENCONTRA-SE NA PASTA ATIVIDADES!!!
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